Audioficção na pandemia

estratégias de produção e busca por uma linguagem sonora atual

Autores

  • Eduardo Vicente USP

Resumo

A partir do estudo de três podcasts de ficção, este artigo assume dois objetivos principais. Por um lado, ele busca oferecer subsídios para uma discussão sobre a atualização da linguagem audioficcional brasileira, tentando refletir sobre os referenciais a partir dos quais o gênero ressurge no país décadas depois do seu quase completo desaparecimento. Por outro, discute a ocupação do mercado de produção de podcasts brasileiro a partir das estratégias de agentes distintos: uma plataforma internacional de streaming, uma produtora de áudio nacional e uma roteirista independente. Por essa via, busca-se entender tanto a especificidade da produção ficcional no campo do áudio quanto os desafios colocados aos produtores independentes para a ocupação da podosfera nacional.

Biografia do Autor

Eduardo Vicente, USP

Professor do Curso Superior do Audiovisual e do PPG em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP. Bolsista PQ2, do CNPq, desde 2014.

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Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Dossiê