Mulher-Maravilha e uma nova subjetividade feminista contemporânea

Autores

  • Natalia Engler Prudencio ECA-USP

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado Os limites dos feminismos midiáticos: Mulher-Maravilha e uma nova subjetividade feminista contemporânea, que buscou discutir o modo como o filme Mulher-Maravilha (2017) se articula com uma subjetividade feminista contemporânea constituída em um cenário de popularização e midiatização dos feminismos. As teorias de gênero, os estudos feministas de mídia e a teoria feminista do cinema constituíram a base teórica da pesquisa, e a abordagem metodológica foi construída sob inspiração dos estudos culturais britânicos e de suas discussões sobre as negociações implicadas no processo de troca cultural, buscando articular práticas discursivas e práticas sociais. Para tanto, analisou-se o filme, seu contexto de produção e sua circulação crítica.

Biografia do Autor

Natalia Engler Prudencio, ECA-USP

Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP).

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Artigos