A análise psicológica no True Crime

um estudo dos podcasts Modus Operandi e Assassinos em Série

Autores

  • Carlos Jáuregui Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luana Viana Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Este trabalho analisa dois podcasts sobre crimes reais que se propõem expressamente a discutir a atuação e a mente de criminosos. A partir da Teoria do True Crime, desenhada por Ian Punnett (2018) em torno do estudo desses textos por meio de códigos narrativos específicos desse gênero, sustentamos a existência de um código voltado para a análise psicológica de personagens desses relatos. Observamos também a emergência de um tipo específico de narrador que toma para si o papel de compreender o funcionamento e a formação das mentes criminosas

Biografia do Autor

Carlos Jáuregui, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto do curso de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, onde participa do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). É também membro do Grupo de Pesquisa em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade (UFMG)

Luana Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com estágio doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (PPGCOM/UFOP) e do Núcleo de Estudos de Rádio (PPGCOM/UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Dossiê