Medo e mal-estar: o trabalho de direção de fotografia de Pedro Sotero e a construção narrativa em Aquarius

Autores

Resumo

A direção de fotografia é uma das mais importantes atividades fílmicas. A função acontece por meio de escolhas visuais como enquadramentos, movimentos de câmera e iluminação para que roteiros se transformem em filmes. Um dos mais importantes diretores de fotografia brasileiros da atualidade responde por Pedro Sotero e seu trabalho no longa Aquarius é marcado pelo uso da linguagem visual para gerar sensações de medo e mal-estar em momentos específicos dentro da obra. É importante destacar que Aquarius não é um filme de horror, mas um drama. Deste modo, esta pesquisa pretende apresentar, por meio da análise fílmica e do trabalho de direção de fotografia, como as escolhas visuais assinadas por Sotero criaram momentos de medo, insegurança e tensão para a personagem principal de Aquarius.

Biografia do Autor

Filipe Falcão, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Comunicação pela UFPE, professor assistente III da Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco e professor do curso de Cinema do Centro Universitário Barros Melo – Uniaeso. Pesquisa de pós-doutorado sobre a direção de fotografia de Pedro Sotero e o cinema pernambucano desenvovida pela Universidade Federal de Pernambuco no período de 2021 - 2022. Pesquisador do Laboratório de Análise de Imagem e Som, grupo de pesquisa CNPq, vinculado ao PPGCOM da UFPE, membro do grupo de pesquisa Mídia e Cultura Cotidiana, vinculado a Universidade Católica de Pernambuco. Autor dos livros A aceleração do medo: o fluxo narrativo dos remakes de filmes de terror do século XXI (2019), Fronteiras do medo: quando Hollywood refilma o horror japonês (2015), co-autor do livro Medo de palhaço: a enciclopédia definitiva sobre palhaços assustadores na cultura pop (2016).  Possui textos publicados em importantes revistas acadêmicas de comunicação e em livros de comunicação e de estudos audiovisuais. Professor pesquisador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pernambuco, com a pesquisa Cinema pernambucano contemporâneo: identidade, fotografia, encenação, pós-produção e som, para o período 2020-2023. Colunista de cinema da CBN Recife. Email: filifalcao@gmail.com e filipe.falcao@unicap.br

André Guerra, Universidade Católica de Pernambuco

Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 2020.2. Crítico de cinema do jornal Diario de Pernambuco. e-mail: andrelion10@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-03-03

Edição

Seção

Artigos