Cyclopean Games

a herança lovecraftiana nos jogos

Autores

  • Gustavo Mangia UERJ
  • Fátima Regis UERJ

Resumo

As obras de horror de H. P. Lovecraft causaram forte influência em variados campos da cultura humana, se mostrando presente, sobretudo, na cultura pop. O ramo do entretenimento dos jogos – onde encontramos os videogames, jogos de tabuleiro e jogos de RPG – possuem uma gama de títulos populares em âmbito transnacional que possuem elementos das obras do autor. Este
artigo propõe um exercício de reflexão sobre esses jogos, com foco nas referências e raízes que os títulos apresentam com o universo lovecraftiano, culminando em uma análise comparativa entre dois videogames Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth (2005) e Call of Ctulhu (2018). A análise será feita a partir de um referencial bibliográfico que perpassa os estudos das transposições do escritor feito por Garcia (2019) e as pesquisas de suas criações como parte da cultura pop feita por Kurtz (2015), mas também de trabalhos que discutem o horror do autor, como Peak (2020).

Biografia do Autor

Gustavo Mangia, UERJ

Mestrando do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ). 

Fátima Regis, UERJ

Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ).

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Dossiê: A Filosofia do Horror; o Horror da Filosofia