Michele Massimo Tarantini, Italini a Rio

um artesão do cinema de grande público

Autores

Resumo

Nascido em Roma em 1942, Michele Massimo Tarantini dirigiu mais de 30 longas-metragens ao longo de 60 anos de trajetória. Além disso, colaborou como roteirista em dezenas de produções, muitas vezes não-creditado. Exerceu funções que vão desde a produção (como diretor de arte, montador, assistente de direção, produtor executivo, produtor local, tradutor de legendagem), à distribuição (teve cargos executivos em produtoras italianas e fundou diversas empresas do ramo no Brasil) até o mercado exibidor (atuou como diretor de uma rede de salas de exibição na Itália). No Brasil, onde é radicado desde o início dos anos 1980, realizou seis longas-metragens com boa distribuição internacional, preocupação que pautou sua carreira: boa parte da sua obra teve lançamento mundial. Tal questão permeia a entrevista aqui apresentada, de forma a traçar um largo panorama de sua produção na Itália e no Brasil de maneira a situar as particularidades de produção e do mercado audiovisual ao longo das décadas, em um amplo horizonte do cinema de gênero nos dois países. Na primeira etapa da entrevista, o cineasta destaca a relação entre produtores e distribuidores, a internacionalização dos elencos e cenários, a questão da dublagem para um mercado de alcance global e até as contraditórias relações com o jogo de poder da máfia italiana. Em seguida, a conversa tematiza tais relações após a chegada do cineasta ao Brasil: a relação com distribuidores locais e estrangeiros, o mercado do home vídeo, as barreiras para as coproduções internacionais e, especialmente, as questões de mercado que implicam na forma como o país estava representado nos filmes de Tarantini.

Biografia do Autor

Felipe Abramovictz, Universidade Estadual de Campinas

Felipe Abramovictz é doutorando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em comunicação pelo PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi e graduado em Comunicação e Multimeios (PUC-SP). Seu campo de pesquisa inclui o estudo das relações entre práticas experimentais e processos históricos no cinema. E-mail: fabramovictz@uol.com.br

Downloads

Publicado

2024-03-03

Edição

Seção

Entrevista