Resumo
O presente artigo pretende relacionar os conceitos de intertextualidade de Kristeva (1976), adaptação de Hutcheon (2013) e símbolo de Peirce (2005) em torno da personificação e da figura insólita da Morte na adaptação em quadrinhos do romance Intermitências da Morte (2005), de José Saramago, e a HQ Morte (2018), de Neil Gaiman. Buscamos um retrospecto da representação da morte na cultura ocidental, de modo a compreender como sua presença está vinculada às narrativas fantásticas (Todorov, 1975) e insólitas (Zinani, 2020) na literatura e na arte sequencial. Para entendermos a criação da personagem, voltamos nosso olhar para a personagem em Brecht e arquétipos junguianos. Ao final, apresentamos as semelhanças entre os dois quadrinhos, principalmente relacionando sentimentos humanos a duas figuras da Morte.
Biografia do Autor
Thiago Henrique Gonçalves Alves, Universidade Federal do Ceará
Doutorando e Mestre em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/ICA/UFC). Faz parte do grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e atua no projeto de extensão Oficina de Quadrinhos da UFC. É membro da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). E-mail: thiagosenaufc@gmail.com.
Licença
A INSÓLITA está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na INSÓLITA pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da INSÓLITA.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.