Um italiano perdido no vale dos dinossauros do cinema brasileiro

Autores

  • Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Tiago José Lemos Monteiro Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Perdidos no vale dos dinossauros é um filme ítalo-brasileiro de 1985, que intersecciona características do infame filão canibal com aspectos aventurescos, farsescos e eróticos. Rodado em terras brasileiras e contando com técnicos e elenco majoritariamente local, a obra é resultado de um contexto de produção, no qual dinâmicas assimétricas de coprodução internacional ensejavam filmes perpassados por distorções, estereótipos e perspectivas ambivalentes sobre os corpos e paisagens em evidência.

Biografia do Autor

Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça possui graduação em Marketing pelo Centro Universitário da Cidade (2001), graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2004) e pós-graduação lato sensu em Linguagens, Artes, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis. Atualmente é técnico do laboratório de produção de áudio e vídeo do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Administração e Produção de Filmes.

Tiago José Lemos Monteiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Tiago José Lemos Monteiro é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre em Comunicação e Cultura (2007) e Bacharel em Comunicação Social (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Bacharelado em Produção Cultural e da Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação do IFRJ - Nilópolis. Desenvolve pesquisas sobre o insólito e o horror no audiovisual, com ênfase no cinema da Boca do Lixo e no euroexploitation.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê: Estudos do Insólito e do Horror no Audiovisual