Limiares luminosos
a luz como elemento fronteiriço entre o físico e o metafísico em Kiyoshi Kurosawa
Resumo
Este artigo analisa a luz como elemento estilístico basilar da imagem cinematográfica, fronteiriço entre o físico e o metafísico, no cinema de Kiyoshi Kurosawa. Para isso, analisa cenas dos filmes Cure (1997), Para o Outro lado (2015) e O Fim da viagem, o começo de tudo (2019), refletindo sobre variação luminosa dentro do plano por uma perspectiva formal e dramática. A partir dessas análises, o artigo se propõe a especular significações da representação metafísica nesse recorte, delineando aproximações e diferenças constitutivas da matéria nos gêneros e jornadas desses filmes de Kiyoshi Kurosawa.
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Publicado
2024-09-26
Como Citar
Zeini Cruz, Álvaro A. (2024). Limiares luminosos: a luz como elemento fronteiriço entre o físico e o metafísico em Kiyoshi Kurosawa. INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 4(1), 135–154. Recuperado de https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4861
Edição
Seção
Dossiê: Estudos do Insólito e do Horror no Audiovisual