O insólito nacionalismo brasileiro em memes políticos de internet do bolsonarismo com Superman e Capitão América

Autores

  • Guilherme Sfredo Miorando Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Superman e Capitão América são os super-heróis nacionalistas dos Estados Unidos por excelência. Mas por que estão sendo utilizados pelo bolsonarismo associados a sentidos de nacionalidade brasileira? Este artigo tenta responder a esta questão por meio de uma análise de elementos nacionalistas dos Estados Unidos nestas figuras. Também são pensadas teorias que dão conta da conceituação e do uso dos memes políticos, muito presentes nos últimos pleitos. É discutido como o nacionalismo, o autoritarismo e o bolsonarismo se relacionam com os memes políticos de super-heróis para então analisar o conteúdo de dois memes, um deles com Jair Bolsonaro como Capitão América e outro, como Superman. Conclui-se que esta é uma estratégia comum da extrema-direita, relacionada com uma noção de apagamento de fronteiras semióticas e de hipercomunicação, prática comum dos tempos neoliberais e plataformizados.

Biografia do Autor

Guilherme Sfredo Miorando, Universidade Federal de Santa Catarina

Realiza estágio pós-doutoral em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LaSalle. Especialista em Histórias em Quadrinhos pelas Faculdades EST. Especialista em Imagem Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faz parte da diretoria da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) e é membro-fundador da International Society for Superheroes Studies.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Sfredo Miorando, G. (2025). O insólito nacionalismo brasileiro em memes políticos de internet do bolsonarismo com Superman e Capitão América. INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 4(2), 45–63. Recuperado de https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4952

Edição

Seção

Dossiê: A realidade é mais insólita!