Vidros partidos, verdades estilhaçadas: Gabriela Biló e os limites do fotojornalismo na era dos memes

Autor/innen

  • Fabio Camarneiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Abstract

Este ensaio tem como objetivo analisar a repercussão acerca de uma fotografia publicada no jornal Folha de S. Paulo, de autoria de Gabriela Biló, que mostra o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com sua imagem sobreposta, a partir da técnica de dupla exposição, à imagem de um vidro rachado. Exploramos como as críticas a essa imagem, pedindo um retorno à “objetividade” do registro fotográfico, estariam ultrapassadas e mesmo anacrônicas face à dinâmica dos memes e das redes sociais, à proliferação das fake news e a um organizado “ecossistema de desinformação”. Ao final, recuperamos o surgimento dos Estudos Visuais numa tentativa de encontrar novas formas de lidar com as imagens (e os imaginários) da aqui chamada “era dos memes”.

Autor/innen-Biografie

  • Fabio Camarneiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Doutor em Meios e Processos Audiovisuais e mestre em Comunicação Impressa e Audiovisual, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero. Suas áreas de pesquisa envolvem a História do Cinema, a História do Cinema Brasileiro e os Estudos Visuais. Atua como docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente realiza uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Veröffentlicht

2025-02-06

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: A realidade é mais insólita!

Zitationsvorschlag

Vidros partidos, verdades estilhaçadas: Gabriela Biló e os limites do fotojornalismo na era dos memes. (2025). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 4(2), 64-81. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4864