Da escuridão à luz: reflexões sobre a obsessão em I'll Be Gone in the Dark (2020)
Autor/innen
Bernardo Demaria Ignácio Brum
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Seane Alves Melo
Anhembi Morumbi University
Abstract
Este trabalho examina como a série I’ll Be Gone in the Dark (2020) situa-se em um limiar curioso do documentário true crime, tradicionalmente centrado em vítimas, deslocando-se rumo a uma narrativa de cunho mais pessoal. Isto é, em vez de focar nos crimes de Joseph James DeAngelo, o “Golden State Killer”, a série narra a obsessiva investigação da autora Michelle McNamara. A partir de uma pesquisa bibliográfica, analisamos se o true crime, assim como convencionado por Punnet (2017), pode operar como uma “escrita de si”, conforme Foucault (1983), e consideramos se McNamara realiza um exercício de empatia, descrito como Paul Ricoeur (1997) como “história das vítimas”. Por fim, utilizando o conceito de “poética documentária” ou “pós-ficção” de Steiner (1988), concluímos preliminarmente que o true crime, ao se apropriar de técnicas jornalísticas, cria narrativas de suspense habitando um limiar entre jornalismo e o entretenimento.
Autor/innen-Biografien
Bernardo Demaria Ignácio Brum, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutorando em Comunicação pela UERJ, formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca e Mestre em Comunicação Social pela Uerj. Bolsista Capes.
Seane Alves Melo, Anhembi Morumbi University
Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), com bolsa Capes (PDPG).
A INSÓLITA está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na INSÓLITA pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da INSÓLITA.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
Zitationsvorschlag
Da escuridão à luz: reflexões sobre a obsessão em I’ll Be Gone in the Dark (2020). (2025). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 4(2), 133-149. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4956