WandaVision: hibridismo e expansão narrativa do Universo Cinemático Marvel

Authors

  • Matheus Tagé Centro Universitário Belas Artes de São Paulo image/svg+xml

Abstract

A proposta deste artigo é pontuar o processo de hibridismo de gênero, caracterizado a partir das diversificações estéticas causadas por meio da dinâmica de dispersão e convergência do Universo Cinemático Marvel. Por meio da análise da série WandaVision (2021), lançada pelo serviço de streaming Disney+, estabeleceremos uma análise estrutural, dentro da perspectiva de linguagem da produção, a fim de contextualizar o que tratamos por período de dispersão narrativa. Dentro desta proposta, analisar de que forma o hibridismo de gênero funciona condicionado também por conta da materialidade do meio que conforma sua narrativa.

Author Biography

  • Matheus Tagé, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
    Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi, Mestrado em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, Especialização em Imagem e Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Católica de Santos. Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Universidade Paulista. Professor-convidado de pós-graduação Lato Sensu, no Digicorp - Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo; e pós-graduação Lato Sensu da Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Comunicação e Moda. Pesquisador e docente nas áreas de Comunicação, Fotografia, Jornalismo, Design, Cinema, Game Studies, Moda, Narrativa Transmídia, Storytelling, Roteiro e Cultura Pop. Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros. Fotojornalista e Colunista do Jornal A Tribuna de Santos.

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Published

2022-01-20

Issue

Section

Artigos

How to Cite

WandaVision: hibridismo e expansão narrativa do Universo Cinemático Marvel. (2022). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 1(2), 4-12. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4166