Emoção, cinema e espaço urbano: Enjaulado e a arquitetura do medo no cinema brasileiro contemporâneo

Authors

  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gabriela Alcântara de Siqueira Silva Faculdades Barros Melo (Aeso)

Keywords:

Espaço urbano, Cinema brasileiro, Horror, Arquitetura do medo

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre um tipo específico de representação audiovisual do medo no cinema, relacionada às transformações ocorridas no espaço urbano dos grandes centros brasileiros. A partir da apresentação do conceito de arquitetura do medo, conforme desenvolvido por Nan Ellin (1997), analisaremos o média-metragem Enjaulado (1997), de Kleber Mendonça Filho, chamando a atenção para alguns dos artifícios narrativos utilizados pelo filme para discutir o uso estético desse modelo arquitetônico como elemento catalisador da emoção do medo dentro do cinema de horror. A análise busca ainda examinar a relação entre uma possível leitura documentarizante do filme abordado e as transformações urbanas que vêm ocorrendo nos grandes centros, em décadas recentes.

Author Biographies

  • Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Mestre e Doutor em Comunicação pela UFPE. Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2.
  • Gabriela Alcântara de Siqueira Silva, Faculdades Barros Melo (Aeso)
    Professora das Faculdades Barros Melo (Aeso) e mestre em Comunicação pela UFPE.

Published

2021-07-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Emoção, cinema e espaço urbano: Enjaulado e a arquitetura do medo no cinema brasileiro contemporâneo. (2021). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 1(1), 66-80. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4189