Emoção, cinema e espaço urbano: Enjaulado e a arquitetura do medo no cinema brasileiro contemporâneo
Palabras clave:
Espaço urbano, Cinema brasileiro, Horror, Arquitetura do medoResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre um tipo específico de representação audiovisual do medo no cinema, relacionada às transformações ocorridas no espaço urbano dos grandes centros brasileiros. A partir da apresentação do conceito de arquitetura do medo, conforme desenvolvido por Nan Ellin (1997), analisaremos o média-metragem Enjaulado (1997), de Kleber Mendonça Filho, chamando a atenção para alguns dos artifícios narrativos utilizados pelo filme para discutir o uso estético desse modelo arquitetônico como elemento catalisador da emoção do medo dentro do cinema de horror. A análise busca ainda examinar a relação entre uma possível leitura documentarizante do filme abordado e as transformações urbanas que vêm ocorrendo nos grandes centros, em décadas recentes.Descargas
Publicado
2021-07-02
Número
Sección
Artigos
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Emoção, cinema e espaço urbano: Enjaulado e a arquitetura do medo no cinema brasileiro contemporâneo. (2021). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 1(1), 66-80. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4189