Classe média e a representação de medo no cinema brasileiro de horror dos anos 2010

Autori

Parole chiave:

cinema de horror, análise de filmes, cinema brasileiro, Trabalhar Cansa, O Animal Cordial

Abstract

Este artigo tem como objetivo localizar um recorte do cinema de horror feito no Brasil na década de 2010 correlacionando as características de duas obras específicas (Trabalhar Cansa e O Animal Cordial) com elementos canônicos do gênero para demonstrar a relação delas com o seu contexto sócio-político. O trabalho busca explorar como a representação de arquétipos comuns ao gênero dialoga com leituras de uma classe média cujo medo da perda de poderes ou acessão de pessoas mais humildes representa desconforto e insegurança gerando sensações comuns ao cinema de horror. Aqui as questões sociais dialogam tanto a importância do horror no trato de temas de peso histórico ao país quanto o seu potencial no cenário cinematográfico brasileiro.

Biografie autore

  • Filipe Falcão, Universidade Católica de Pernambuco
    Doutor em Comunicação
    Pesquisa de pós-doutorado em andamento
    Professor universítário de cursos de Comunicação como Cinema, Jornalismo, Fotografia e Publicidade e Propaganda.
  • André Guerra, Universidade Católica de Pernambuco
    Jornalista graduado pela Universidade Católica de Pernambuco.

Riferimenti bibliografici

AB'SÃBER, Tales. Lulismo: Carisma Pop e Cultura Anticrítica. Hedra, 2015.

ALTMAN, Rick. Film Genre. London: British Film Institute, 2000.

BAHOUTH, Maria Eduarda Bezerra. Estudo dos Elementos do Terror Psicológico: Uma Análise do filme O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick. Brasília, 2012.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: Uma Introdução. Campinas: Unicamp, 2013.

CARREIRO, Rodrigo. Ataque dos cães: um western revisionista. Revista Continente. Disponível em :<https://revistacontinente.com.br/secoes/critica/-ataque-dos-caes---um--western--revisionistar>. Acesso em 02 jan 2022.

CARROLL, Noël. A Filosofia do Horror ou Paradoxos do Coração. Campinas: Papirus Editora, 1990.

DÓRIA, Kim Wilheim. O Horror não Está no Horror: Cinema de Gênero, Anos Lula e Luta de Classes no Brasil. São Paulo, 2016.

KELLNER, Douglas. A cultura e a mídia. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1995.

KING, Stephen. Dança Macabra. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

MARRA, Fernanda. O Animal Cordial: Uma Rasura da Razão. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 2019.

MCKEE, Robert. Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro. Curitiba: Arte & Letra, 2006.

NAZÃRIO, Luiz. Da Natureza dos Monstros. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema II Géneros Cinematográï¬cos. Livros Labcom, 2010.

Para eleitores, saúde e violência são os principais problemas do país; disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/para-eleitores-saude-e-violencia-sao-os-principais-problemas-do-pais.shtml>. Acesso no dia 9 de julho 2021.

Por que amamos filmes de terror?; disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uuOmabCUhPI >. Acesso no dia 2 de julho de 2021.

SOUTO, Mariana. O que Teme a Classe Média? Trabalhar Cansa e o Horror no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Revista Contracampo, 2012.

TAVARES, Caroline. Cinema de Horror: O Medo é a Alma do Negócio. 2010.

Pubblicato

2022-01-20

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Classe média e a representação de medo no cinema brasileiro de horror dos anos 2010. (2022). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 1(2), 47-64. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4294