Um italiano perdido no vale dos dinossauros do cinema brasileiro

Autori

  • Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça Instituto Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Tiago José Lemos Monteiro Instituto Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml

Abstract

Perdidos no vale dos dinossauros é um filme ítalo-brasileiro de 1985, que intersecciona características do infame filão canibal com aspectos aventurescos, farsescos e eróticos. Rodado em terras brasileiras e contando com técnicos e elenco majoritariamente local, a obra é resultado de um contexto de produção, no qual dinâmicas assimétricas de coprodução internacional ensejavam filmes perpassados por distorções, estereótipos e perspectivas ambivalentes sobre os corpos e paisagens em evidência.

Biografie autore

  • Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça possui graduação em Marketing pelo Centro Universitário da Cidade (2001), graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2004) e pós-graduação lato sensu em Linguagens, Artes, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis. Atualmente é técnico do laboratório de produção de áudio e vídeo do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Administração e Produção de Filmes.

  • Tiago José Lemos Monteiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Tiago José Lemos Monteiro é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre em Comunicação e Cultura (2007) e Bacharel em Comunicação Social (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Bacharelado em Produção Cultural e da Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação do IFRJ - Nilópolis. Desenvolve pesquisas sobre o insólito e o horror no audiovisual, com ênfase no cinema da Boca do Lixo e no euroexploitation.

Pubblicato

2024-09-26

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Estudos do Insólito e do Horror no Audiovisual

Come citare

Um italiano perdido no vale dos dinossauros do cinema brasileiro. (2024). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 4(1), 55-71. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4856