Vidros partidos, verdades estilhaçadas: Gabriela Biló e os limites do fotojornalismo na era dos memes
Resumo
Este ensaio tem como objetivo analisar a repercussão acerca de uma fotografia publicada no jornal Folha de S. Paulo, de autoria de Gabriela Biló, que mostra o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com sua imagem sobreposta, a partir da técnica de dupla exposição, à imagem de um vidro rachado. Exploramos como as críticas a essa imagem, pedindo um retorno à “objetividade” do registro fotográfico, estariam ultrapassadas e mesmo anacrônicas face à dinâmica dos memes e das redes sociais, à proliferação das fake news e a um organizado “ecossistema de desinformação”. Ao final, recuperamos o surgimento dos Estudos Visuais numa tentativa de encontrar novas formas de lidar com as imagens (e os imaginários) da aqui chamada “era dos memes”.
Downloads
Publicado
2025-02-06
Edição
Secção
Dossiê: A realidade é mais insólita!
Licença
A INSÓLITA está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na INSÓLITA pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da INSÓLITA. Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.Como Citar
Vidros partidos, verdades estilhaçadas: Gabriela Biló e os limites do fotojornalismo na era dos memes. (2025). INSÓLITA - Revista Brasileira De Estudos Interdisciplinares Do Insólito, Da Fantasia E Do Imaginário, 4(2), 64-81. https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/article/view/4864