Sobre a Revista

Foco e Escopo
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC) é uma publicação editada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), dirigida ao campo da Comunicação. Seu conteúdo é preenchido em sua maior parte por artigos científicos, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática características da área do conhecimento.

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC (No caso de o texto vir a ser aprovado para publicação, o(s) autor(es) assina(m) declaração em conformidade com modelo estabelecido - transferindo os direitos autorais à revista e autorizando a RBCC a publicá-lo por meio impresso, eletrônico, CD-Rom e/ou internet ou outro meio conhecido.

Missão: Contribuir para a difusão do conhecimento científico e a reflexão pluralista sobre Comunicação.

Informacões aos autores
- Não se cobra taxa para a submissão e nem para publicação de manuscritos.

- Os textos são recebidos para as seções Artigos, Arena e Resenhas e devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas. (Sieguen en Español / English will follow).

1. Artigos - textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas da área da Comunicação Social (com dimensão variável entre 32 mil a 40mil caracteres, com espaço). Devem conter apresentação e análise dos resultados e uma introdução na qual se explicita a estratégia de pesquisa e a metodologia usada. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta científica e/ou invenção metodológica ou conceitual. Seção fixa.

2. Arena- artigos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, relatos de experiências, notas preliminares de pesquisa (dimensão entre 20 e 30 mil / textos de reflexão com mais liberdade formal). Seção flexível.

3. Entrevista- depoimentos de figuras ilustres com histórias de vida, realizações profissionais e/ou contribuição acadêmica relevante para o campo da Comunicação. Seção fixa.

4. Resenhas- textos com dimensão variável entre 6 mil e 6.500 mil caracteres (com espaços), contendo o registro e a crítica de livros publicados recentemente. Seção fixa.


Processo de Avaliação pelos Pares
Todos textos enviados passam por uma pré-avaliação do Comitê Editorial, para verificar se cumprem os requisitos formais. Uma vez aceito em primeira inst ncia, o texto, sem identificação de autoria, passa por avaliação feita por dois membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de divergência de pareceres, o texto é submetido a um terceiro avaliador. O material é devolvido ao(s) autor(es) caso os relatores sugiram mudanças e/ou correções. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es) também em casos de rejeição. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Comitê Editorial (editor e editores associados).


Política de Acesso Livre
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princí­pio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior interc mbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informaçõs sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

e-ISSN: 1980-3508 (versão online)  
ISSN: 1809-5844 (versão impressa)

Financiamento e Apoio:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Histórico do periódico
A Revista Brasileira de Ciências da Comunição foi criada em 1978, como periódico científico e denominado Boletim Intercom. Em seu número 51, no ano de 1984 passou a ser editado no formato que existe atualmente sob a denominação Revista Brasileira da Comunicação. Atualmente privilegia artigos resultantes de pesquisa, além de publicar uma entrevista com personalidade de reconhecimento internacional, por edição, e resenhas de obras recentes. Contribui para a difusão do conhecimento e a reflexão plural sobre a Comunicação.

É o periódico  mais antigo, ainda em circulaçao, da área da Comunicação Social no Brasil. Possui ampla aceitação no Brasil e no exterior. Foi o primeiro periódico especifico do campo da Comunicação a ser indexado pela Scielo (2011).