Idolatria e malandragem: a cultura brasileira na biografia de Romário

Autores

  • Ronaldo Helal Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v26i2.1043

Palavras-chave:

mídia, futebol, cultura brasileira

Resumo

O artigo analisa a forma como vem sendo construída na mídia a figura de Romário a partir de dois períodos emblemáticos da trajetória do atleta rumo ao posto de herói da seleção brasileira: a) partida entre Brasil e Uruguai nas eliminatórias para a Copa de 1994 (uma semana antes da partida e uma semana após); e b) Copa do Mundo de 1994 (uma semana antes do início da Copa até duas semanas após a conquista). A escolha destes períodos para a análise deve-se ao fato deles marcarem peremptoriamente o lugar de Romário no rol dos heróis do futebol brasileiro.

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Como Citar

HELAL, R. Idolatria e malandragem: a cultura brasileira na biografia de Romário. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 26, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v26i2.1043. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1043. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos