<b>Revistas científicas de ciências da comunicação em Portugal: da divulgação do conhecimento à afirmação do Português como língua de pensamento</b>

Autores

  • Moisés de Lemos Martins

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i1.1106

Palavras-chave:

Comunicação. Revistas. Internacionalização. Investigação. Língua Portuguesa.

Resumo

As primeiras revistas científicas de Ciências da Comunicação em Portugal apareceram em meados da década de 1980. Hoje, apesar de a iniciativa editorial se ter diversificado e estendido de Lisboa a outros centros universitários, as publicações em papel não chegam ainda a uma dezena. A estas somam-se algumas revistas exclusivamente online, que têm contribuído para ampliar o âmbito dos enfoques temáticos. Neste artigo, procuramos fazer um inventário das revistas que se publicam em Portugal, reflectindo em simultâneo sobre as suas principais fragilidades, por um lado a falta de rigor na periodicidade, por outro a tendência para a publicação de textos noutras línguas que não apenas o Português. É também objectivo deste trabalho sustentar a importância da inscrição destas publicações nos principais índex internacionais, tanto para afirmar a investigação realizada em Portugal, como para promover o Português como língua de pensamento.

Downloads

Publicado

16-07-2012

Como Citar

MARTINS, M. de L. <b>Revistas científicas de ciências da comunicação em Portugal: da divulgação do conhecimento à afirmação do Português como língua de pensamento</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v35i1.1106. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1106. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos