Um modelo jornalístico de divulgação da ciência

Autores

  • Manuel Carlos Chaparro

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v13i62/63.1348

Resumo

Um clima de desconfiança recíprica dificulta, frequentemente, o relacionamento entre cientistas e jornalistas. É um conflito que prejudica a divulgação da ciência pelos meios de comunicação de massa. Para superar o problema, o autor acredita que as redações devem ser abastecidas de forma competente, com informações de boa qualidade, precisas, claras, socialmente relevantes - isto é, definidas e preparadas por critérios jornalísticos. A ideia doi experimentada na Universidade de São Paulo, pelo projeto Pré-Pauta, instrumento de um conceito novo de assessoria de imprensa, aplicado no espaço do Jornalismo Científico. Faz-se, neste trabalho, uma descrição dos princípios, da metodologia e dos resultados da experiência realizada.

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Como Citar

CHAPARRO, M. C. Um modelo jornalístico de divulgação da ciência. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 13, n. 62/63, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v13i62/63.1348. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1348. Acesso em: 3 jul. 2024.

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Artigos