Jornalismo, Democracia e Educação: algumas reflexões sobre o Jornalismo Cívico

Autores

  • Marcus Antônio Assis Lima
  • Jorge Cardoso Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1443

Palavras-chave:

Jornalismo Cívico. Democracia. Educação. John Dewey. Práticas Jornalísticas.

Resumo

O artigo discute aspectos do movimento conhecido como Jornalismo Cívico a partir das transformações históricas pelas quais passa a prática jornalística. Enfatiza as relações estabelecidas entre as práticas jornalísticas e a democracia, de modo a demonstrar os papeis assumidos pelo Jornalismo em sociedades democráticas, e as articula metodologicamente às proposições de John Dewey sobre educação e vida pública, de modo que os jornalistas não apenas escrevam sobre práticas democráticas, mas pratiquem em seu ambiente de trabalho e eduquem seus leitores para a cidadania. Como conclusão, apresenta duas propostas para investigações posterioresem Jornalismo Cívico: adoção de novos definidores primários e desenvolvimento de enquadramentos em consonância com a agenda dos públicos.

Biografia do Autor

Marcus Antônio Assis Lima

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador da Agência Experimental de Jornalismo Cívico, Vitória da Conquista-BA, Brasil. Doutor em Estudos Linguísticospela UFMG. E-mail: prof.uesb@hotmail.com

Jorge Cardoso Filho

Professor Adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil, e credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas,Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, Brasil. Doutor em Comunicação pela UFMG. E-mail: cardosofilho.jorge@gmail.com

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Publicado

02-01-2013

Como Citar

LIMA, M. A. A.; CARDOSO FILHO, J. Jornalismo, Democracia e Educação: algumas reflexões sobre o Jornalismo Cívico. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1443. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1443. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos