Eduardo Palmério, um perfil intelectual: humorismo e cultura política nas crônicas da imprensa paulista dos anos 1940

Autores

  • André Azevedo da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1444

Palavras-chave:

Crônica brasileira. Imprensa paulista. História da imprensa. Humorismo. Mídia e sociedade.

Resumo

Eduardo Palmério (1906-1076) foi um cronista muito popular que atuou na imprensa paulistana entre as décadas de 1940 e 1970. Suas crônicas eram marcadas por um grande senso de humor, pela crítica social e pela postura política independente. Nesse artigo, por meio de um perfil intelectual fundamentado em análise de documentação primária e secundária, procuramos recuperar a memória deste cronista, relacionando os temas de sua produção às ideias políticas em voga no período de abertura democrática na segunda metade dos anos 1940. Constatamos que as crônicas de Palmério reverberavam uma cultura política presente na opinião pública, que deixava de lado os sectarismos ideológicos e partidários do período para conceber o desenvolvimento da sociedade brasileira pela perspectiva da moral e da ética humanista.

Biografia do Autor

André Azevedo da Fonseca

Professor adjunto no Departamento de Comunicação, Centro de Educação Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (CECA/UEL), Londrina-PR, Brasil. Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ).Integrante do grupo de pesquisa “Comunicação e História” da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: azevedodafonseca@gmail.com

Downloads

Publicado

02-01-2013

Como Citar

FONSECA, A. A. da. Eduardo Palmério, um perfil intelectual: humorismo e cultura política nas crônicas da imprensa paulista dos anos 1940. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1444. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1444. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos