Migrações visuais: análise do fenômeno migratório por meio da chamada "˜vídeoarte'

Autores

  • Célia Riboulet

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1449

Palavras-chave:

Migração. Espaço. Tempo. Vídeo arte. Globalização.

Resumo

Este estudo explora os modos pelo qual a migração se desloca (no espaço e no tempo) por meio de problemáticas relativas a habitação (casa), língua, memória, identidade e arquitetura. Também analisa as diferentes modificações quegeram os deslocamentos em diferentes tempos e territórios. Isso porque “a arte do contemporâneo se encontra na fronteira que separa a informação da ficção, fronteira entre o documenta e a posição de abismo de nossa sociedade (Renard, 2007, p.17)” e está colocada (mais especificamente na “vídeoarte”) como suporte possível para a análise do tema estudado: migrações. As noções de fronteiras, territórios, exílios, questionamentos identitários e espaciais estão em meio a processos artísticos de vários artistas “migrantes” ou “não migrantes”. Alguns reforçam a definição de artista migrante, não obstante suas histórias pessoas “não migrantes” nutrem suas criações; outros “não migrantes” têm tratado o tema como um fenômeno de relevância política, social, histórica.

Biografia do Autor

Célia Riboulet

Profesora maestra en Licenciatura de Arte Digital, Centro Nacional de las Artes, Facultad de Artes, de la Universidad Autónoma del Estado de México, Chalmita – Ocuilan – Estado de México, MX. E-mail: ribouletcelia@gmail.com

Downloads

Publicado

02-01-2013

Como Citar

RIBOULET, C. Migrações visuais: análise do fenômeno migratório por meio da chamada "˜vídeoarte’. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1449. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos