Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo

Autores

  • Jefferson O. Goulart
  • Camila Cavalcante Farias

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1457

Palavras-chave:

Cultura. Comunicação. Cidadania. Esfera Pública. Centro Cultural do Banco do Brasil.

Resumo

O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sualógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.

Biografia do Autor

Jefferson O. Goulart

Professor doutor do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)) e do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista - FAAC/UNESP. Bauru-SP, Brasil. E-mail: jgoulart@faac.unesp.br

Camila Cavalcante Farias

Mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia – IHAC/UFBA, Salvador-BA. E-mail: camicf@gmail.com 

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Publicado

02-01-2013

Como Citar

GOULART, J. O.; FARIAS, C. C. Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1457. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1457. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos