A cobertura jornalística do Islamismo - narrativas marginalizadas e moralizantes

Autores

  • Ingrid Gomes

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1882

Palavras-chave:

. Representações. Análise de Discurso. Folha de S.Paulo. Estado de S.Paulo.

Resumo

Este artigo realiza uma abordagem da representação do Islamismo produzida pela cobertura jornalística atual. Como objeto de análise, o estudo aborda as representações discursivas (Análise de Discurso) e as interconexões com (e do) Islã na Folha de S.Paulo e no Estado de S.Paulo, tendo por corpus o material publicado pelos jornais, na Editoria Internacional, nos 15 dias anteriores e posteriores à data que marcou, historicamente, os 10 anos do ataque às Torres Gêmeas. O artigo também faz um breve inventário histórico-cultural da formação do Islã, da construção do Diferente na história e do Outro-Islã. Observou-se, nas generalizações e nas simplificações das representações do Islã da mídia analisada, um retrato aproximado das ações dos fundamentalistas islâmicos, instruindo o contexto complexo do Islã como o Outro, o Diferente da história atual, denegando a ele suas atribuições culturais de autenticidade e de alteridade.

Biografia do Autor

Ingrid Gomes

Professora doutora em Jornalismo do curso de Comunicação Social, na Unidade de Educação FACED, campus Santa Mônica, na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia – MG, Brasil.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

GOMES, I. A cobertura jornalística do Islamismo - narrativas marginalizadas e moralizantes. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1882. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1882. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos