Figuras profissionais 2.0 em Jornalismo e mudança tecnológica--emocional no currículo universitário espanhol

Autores

  • Hada M. Sánchez Gonzales
  • Sandra Méndez Muros

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1885

Palavras-chave:

Perfis profissionais 2.0. Mercado trabalhista. Jornalismo. Educação. Sistema universitário espanhol.

Resumo

Os novos perfis 2.0 têm revolucionado o panorama profissional do Jornalismo ante a crescente demanda do mercado trabalhista. Nosso objectivo é conhecer o uso e as expectativas destes perfis na empresa jornalística e examinar o grau de relação entre a demanda trabalhista e a oferta formativa universitária de jornalistas e comunicador. Utilizamos técnicas quantitativas e qualitativas numa análise micro (nível local) que determina a demanda trabalhista e uma análise macro (nível nacional) das matérias sobre tecnologias oferecidas pelas duplas titulaciones públicas e privadas de Jornalismo junto a outras disciplinas universitárias. Os resultados indicam que os planos de estudo oferecem modestos conteúdos afines, pese a que os meios sociais são a cada vez mais empregados na profissão.

Biografia do Autor

Hada M. Sánchez Gonzales

Doctora en Periodismo, profesora adscrita al Departamento de Periodismo II, Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla. Sevilla, España.

Sandra Méndez Muros

Doctora en Periodismo, profesora adscrita al Departamento de Periodismo II, Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla. Sevilla, España.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

GONZALES, H. M. S.; MUROS, S. M. Figuras profissionais 2.0 em Jornalismo e mudança tecnológica--emocional no currículo universitário espanhol. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1885. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1885. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos