Figuras profissionais 2.0 em Jornalismo e mudança tecnológica--emocional no currículo universitário espanhol

Autores

  • Hada M. Sánchez Gonzales
  • Sandra Méndez Muros

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1885

Palavras-chave:

Perfis profissionais 2.0. Mercado trabalhista. Jornalismo. Educação. Sistema universitário espanhol.

Resumo

Os novos perfis 2.0 têm revolucionado o panorama profissional do Jornalismo ante a crescente demanda do mercado trabalhista. Nosso objectivo é conhecer o uso e as expectativas destes perfis na empresa jornalística e examinar o grau de relação entre a demanda trabalhista e a oferta formativa universitária de jornalistas e comunicador. Utilizamos técnicas quantitativas e qualitativas numa análise micro (nível local) que determina a demanda trabalhista e uma análise macro (nível nacional) das matérias sobre tecnologias oferecidas pelas duplas titulaciones públicas e privadas de Jornalismo junto a outras disciplinas universitárias. Os resultados indicam que os planos de estudo oferecem modestos conteúdos afines, pese a que os meios sociais são a cada vez mais empregados na profissão.

Biografia do Autor

  • Hada M. Sánchez Gonzales

    Doctora en Periodismo, profesora adscrita al Departamento de Periodismo II, Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla. Sevilla, España.

  • Sandra Méndez Muros

    Doctora en Periodismo, profesora adscrita al Departamento de Periodismo II, Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla. Sevilla, España.

Publicado

07-06-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Figuras profissionais 2.0 em Jornalismo e mudança tecnológica--emocional no currículo universitário espanhol. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1885. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1885. Acesso em: 25 nov. 2025.