A carnavalização na teledramaturgia de Dias Gomes: a presença do realismo grotesco na modernização da telenovela

Autores

  • Igor Sacramento

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1886

Palavras-chave:

Carnavalização. Realismo grotesco. Teledramaturgia. Modernização. Dias Gomes.

Resumo

Este artigo mostra como O Bem Amado (1973) e Saramandaia (1976), ambas de Dias Gomes, se inscreveram dentro dos princípios estéticos do realismo grotesco e da carnavalização. A partir da teoria do romance bakhtiniana, são analisadas cenas daquelas telenovelas em que tais princípios se encontram na plenitude dos sentidos propostos. Essas produções foram parte do processo de modernização da televisão que se deu nos anos 1970. No entanto, diferentemente da proposta realista vigente naquele processo, tais telenovelas se apropriaram de outros gêneros do discurso literário (o fantástico e o grotesco, principalmente). Concluímos que essas escolhas estéticas permitiram novas “zonas de contato” críticas com a realidade brasileira e não ficaram restritas ao mimetismo do “realismo naturalista” em vigor.

Biografia do Autor

Igor Sacramento

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Escola de Comunicações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) como bolsista do projeto “História da Mídia e Itinerância das Imagens” (PNPD/Capes). Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

SACRAMENTO, I. A carnavalização na teledramaturgia de Dias Gomes: a presença do realismo grotesco na modernização da telenovela. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1886. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1886. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos