Comunicação Comunitária: uma disciplina de formação sociopolítica e de intervenção social

Autores

  • Rozinaldo Antonio Miani

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1894

Palavras-chave:

Comunicação comunitária. Universidade Estadual de Londrina. Formação sociopolítica. Compromisso social. Intervenção social.

Resumo

A disciplina Comunicação Comunitária ofertada para as habilitações de Jornalismo e de Relações Públicas do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) tem representado para os estudantes de graduação na área um dos mais importantes espaços de formação sociopolítica, bem como a possibilidade de produção de uma experiência de intervenção social. Este artigo tem como objetivo analisar a experiência de oferta da referida disciplina, considerando a necessidade da ampliação de espaços de reflexão e de discussão política a respeito do papel da Universidade e sobre o compromisso do profissional com a sociedade, a partir de algumas reflexões baseadas em Paulo Freire e Antonio Gramsci. Por meio de uma breve análise do conteúdo programático da disciplina e do relato de algumas experiências, com a realização de projetos de intervenção social desenvolvidos no contexto da disciplina, observa-se uma qualificação política no processo de formação acadêmica, na perspectiva d constituição de um sujeito social crítico e emancipado.

Biografia do Autor

Rozinaldo Antonio Miani

Professor doutor do Programa de Mestrado em Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina – PR, Brasil.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

MIANI, R. A. Comunicação Comunitária: uma disciplina de formação sociopolítica e de intervenção social. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1894. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1894. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena