Sujeitos, objetos, decisões e evasões - o processo de aprovação da Lei de Comunicação no Equador

Autores

  • Juan Ramos
  • Ava Gómez

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1895

Palavras-chave:

Lei das Comunicações. Equador. Redes de políticas. Políticas públicas. Governos progressistas.

Resumo

Os novos processos de regulação da Comunicação em vários países da América Latina estão ligadas a um processo de reforma política chamada “esquerda latino-americana progressista”. O último país a aderir a esta tendência reformista é o Equador, onde após quatro anos de debate foi alcançado um acordo sobre a regulamentação do setor. Este trabalho procura investigar a formação da Lei de Comunicação no Equador. Por meio de análise documental e seguindo a metodologia do estudo das policynetworks (Scharpf, 1993; Pa rsons, 2007), a pesquisa tem como objetivo determinar como o debate foi desenvolvido sobre a nova lei em relação aos interesses das diferentes redes de atores, quais das mudanças dadas são evidentes entre os diferentes projetos e o documento final, e os principais temas de interesse e debate durante o processo de discussão e os objetivos defendidos por cada um dos atores envoltos, para estabelecer finalmente quais das questões foram mais modificadas e quais não foram alteradas.

Biografia do Autor

Juan Ramos

Doctorando, profesor y investigador en el Curso de Comunicación de la Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Salamanca, Salamanca – Espanña.

Ava Gómez

Doctoranda y investigadora en el curso de Comunicación de la Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Salamanca, Salamanca – España.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

RAMOS, J.; GÓMEZ, A. Sujeitos, objetos, decisões e evasões - o processo de aprovação da Lei de Comunicação no Equador. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1895. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1895. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena