<b>Contribuições para uma história da análise da imagem no anúncio publicitário</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i1.198Resumo
Desde seu estabelecimento como ciência, a semiótica tem se utilizado da publicidade como corpus de análise. O objetivo deste artigo é resgatar alguns dos modelos de análise do anúncio, protótipo da publicidade impressa, destacando o papel da imagem na construção da argumentação persuasiva. Para tanto, traçamos um percurso diacrônico de modelos propostos por autores da vertente francesa, destacando as contribuições de Roland Barthes, Umberto Eco, Jacques Durand, Georges Péninou, Jean Marie Floch, Martine Joly e, mais recentemente, Andréa Semprini. Neste percurso de quase 50 anos, exemplos analisados à época foram resgatados para evidenciar como os fundamentos da análise da imagem publicitária se desenvolveram na medida em que a teoria semiótica evoluiu, do pioneirismo de Barthes ao discurso de valor das marcas, passando pelas contribuições da retórica publicitária. Palavras-chave: Publicidade. Imagem. Semiótica. Comunicação impressa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.