A vida em 20 Linhas: a representação da morte nas páginas da Folha de S.Paulo

Autores

  • Monica Martinez

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i2.2110

Palavras-chave:

Jornalismo. Narrativas contemporâneas. Narrativas biográficas. Obituários. Folha de S.Paulo.

Resumo

Este artigo investiga, no contexto das narrativas biográficas em Jornalismo Literário, os textos da seção de obituários do jornal Folha de S.Paulo. O corpus da pesquisa consiste nos 62 obituários publicados desde a implementação, em 30 de outubro de 2007, a 31 de dezembro do mesmo ano. Baseada no perfil biográfico do morto, esta análise busca compreender a cobertura sobre a morte a partir da ótica deste jornal paulista de circulação nacional. Os resultados sugerem um perfil prevalente do sexo masculino, com mais de 64 anos, de profissionais liberais do eixo Rio/São Paulo que contribuíram de alguma forma para suas respectivas comunidades e foram vitimados por doença cardíaca ou câncer. O falecimento de nonagenários e centenários transcende estas categorias, como se o simples fato de superar a expectativa média de vida brasileira fosse uma notícia em si.

Biografia do Autor

Monica Martinez

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Curso de Comunicação, Universidade Sorocaba (UNISO). Sorocaba-SP, Brasil.

Publicado

27-11-2014

Como Citar

MARTINEZ, M. A vida em 20 Linhas: a representação da morte nas páginas da Folha de S.Paulo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i2.2110. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2110. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos