Os gêneros jornalísticos do tablet e a força do costume cultural do dispositivo

Autores

  • Lia Seixas
  • Ieda Tourinho
  • Mariana Guedes

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i2.2111

Palavras-chave:

Jornalismo. Gêneros jornalísticos. Medium. Dispositivos móveis.

Resumo

Neste artigo, focamos no principal objetivo da pesquisa sobre gêneros jornalísticos em dispositivos móveis: compreender se e como o medium digital (DEBRAY, 1993) influencia na constituição de gêneros discursivos jornalísticos. Foram analisadas 187 composições discursivas de Globo A Mais e do Estadão Noite (hoje Estadão Light). Analisamos quantitativa e qualitativamente os resultados de: formato, sequências (ADAM, 2006), pirâmide invertida e pirâmide deitada (CANAVILHAS, 2006), evento agendável, legítimo e legitimado (VAZ; FRANÇA, 2011), instantaneidade e periodicidade (GROTH, 2011) e noticiabilidade (WOLF, 2001). Feita esta análise comparativa, investigamos o tablet com a midiologia (MCLUHAN, 1974; DEBRAY, 1993). A nossa tese: uma das principais linhas de força do medium é o costume cultural que se adere ao dispositivo tablet, com o fortalecimento de dois gêneros originais do impresso, reportagem e coluna.

Biografia do Autor

Lia Seixas

Professora doutora do Curso de Comunicação Social, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, Brasil. Coordenador do Núcleo de Gêneros/Formatos do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente da UFBA (PPP Nº 0060, FAPESB/CNPq), no qual se realizou a pesquisa em 2012.

Ieda Tourinho

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, Brasil.

Mariana Guedes

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA.

Publicado

27-11-2014

Como Citar

SEIXAS, L.; TOURINHO, I.; GUEDES, M. Os gêneros jornalísticos do tablet e a força do costume cultural do dispositivo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i2.2111. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2111. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos