Comunicação e mobilização: o movimento "˜Não Foi Acidente' e a campanha em torno de um problema público no Brasil

Autores

  • Terezinha Silva

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i2.2112

Palavras-chave:

Comunicação e mobilização. Movimento Não Foi Acidente. Álcool e volante. Problema Público. Acontecimento.

Resumo

A partir da abordagem de acontecimento em Quéré (1997; 2005), de problema público em Gusfield (2009) e de enquadramento em Goffman (1991), o artigo analisa a emergência e as ações do movimento Não Foi Acidente, no desenvolvimento de uma campanha, potencializada por mídias sociais, para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular visando modificar o Código de Trânsito e endurecer a penalização para quem beber e dirigir. Analisa-se o conteúdo de matérias jornalísticas veiculadas em mídias eletrônicas e digitais, além de comentários postados por internautas no blog do NFA e em seu perfil no Facebook. A análise mostra como a definição da situação-problema condiciona o tratamento proposto.

Biografia do Autor

Terezinha Silva

Professora doutora do curso de Comunicação Social, onde atua como colaboradora do Departamento de Comunicação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte-MG, Brasil.

Publicado

27-11-2014

Como Citar

SILVA, T. Comunicação e mobilização: o movimento "˜Não Foi Acidente’ e a campanha em torno de um problema público no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i2.2112. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2112. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos