A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade: uma análise semiológica de Pornochanchada, campanha da marca Chilli Beans*
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i2.2118Palavras-chave:
Intertextualidade publicitária. Mitos. Pornochanchada. Chilli Beans.Resumo
O caráter simbólico se tornou decisivo para o consumo atual. Nesse fenômeno, ganha relevo o papel de agentes como a Publicidade, que apela de forma destacada para a simbologia dos mitos reproduzidos em suas mensagens, geralmente, construídas com base na intertextualidade que se apropria e modifica significados importados de linguagens variadas, entre elas, o Cinema. O uso desse recurso aparece claramente em uma das campanhas da Chilli Beans, inspirada na pornochanchada. Por meio da semiologia barthesiana, este trabalho se propõe responder como a marca Chilli Beans, por meio da intertextualidade, trouxe para sua Publicidade os mitos reproduzidos na pornochanchada. Os resultados apontam o erotismo como a grande narrativa mitológica desse casamento entre Publicidade e Cinema.
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