Do mercado à academia: as relações públicas em seu primeiro centenário (1906-2006)

Autores

  • Waldemar Luiz Kunsch Umesp

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v29i2.213

Resumo

Hoje, diante da nova realidade engendrada pela globalização, em suas dimensões multifacetadas, a visão operacional, dominante em grande parte do primeiro século de existência oficial das relações públicas, se vê cada vez mais substituída pela visão estratégica e social. Seu desenvolvimento como profissão e como campo de estudo teve início em 1906, nos Estados Unidos, com Ivy Lee. Em nosso país, elas surgiram em 1914, quando Eduardo Lobo criou na Light o primeiro departamento da área. Mas, tanto no mundo como no Brasil, as relações públicas só começariam a ter um real impulso a partir da década de 1950. No presente texto, a partir de pesquisa histórica fundamentada em consultas bibliográficas, se abordam a evolução e as transformações mais significativas da área em seu primeiro centenário (1906-2006)
Palavras-chave: Relações públicas; teoria; processo; estratégia; pioneiros.

Resumen
Hoy, frente a la nueva realidad generada por la globalización, en sus más diversas facetas, la visión operacional, dominante durante gran parte del primer siglo de existencia oficial de las relaciones públicas, se ve, cada vez más, sustituida por la visión estratégica y social. Su desarrollo como profesión y como campo de estudio se inició en 1906 en Estados Unidos, con Ivy Lee. En el Brasil, ellas surgieron en 1914, cuando Eduardo Lobo creó en la empresa Light el primer departamento del área. Sin embargo, tanto en el mundo como en nuestro país, las relaciones públicas sólo comenzaron a tener un impulso verdadero a partir de 1950. En el presente texto, a partir de una investigación histórica basada en consultas bibliográficas, se muestran la evolución y las transformaciones más significativas del área en su primer centenario (1906-2006).
Palabras claves: Relaciones públicas; teoría; proceso; estrategia; pioneros.

Abstract
Today, facing the new reality produced by globalization, in its multiple dimensions, the governing operational vision of public relations for most of the first century of its official existence is being increasingly substituded by the stratigic and social vision. The development of public relations as a profession and as a field of study began in 1906, in United States, with Ivy Lee. In our country it started in 1914, when Eduardo Lobo created at Light the area's first department. However, both in the world and in Brazil, it wasn't until the 1950s that it got a real boost. In this paper, developed from historical research fundamented in bibliographical consutation, we find the evolution and the most significant trasformations of public relations in the first centuries of its existence (1906-2006).
Keywords: Public relations; theory; process; strategy; pioneers.

Biografia do Autor

Waldemar Luiz Kunsch, Umesp

Filósofo, Professor da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Umesp e da Faculdade de Comunicação Social do Uni-FiamFaam.

Downloads

Publicado

03-10-2006

Como Citar

KUNSCH, W. L. Do mercado à academia: as relações públicas em seu primeiro centenário (1906-2006). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 29, n. 2, p. Pág. 55, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v29i2.213. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/213. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos