A FEB (Re)vista nos Filmes Documentários: Algumas considerações iniciais

Autores

  • Cásio dos Santos Tomaim Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v29i2.217

Resumo

Este artigo busca apresentar algumas reflexões a respeito de como afetos e ressentimentos de outros tempos, neste caso reflexos das marcas profundas deixadas na sociedade brasileira do pós-guerra, são instrumentalizados para significar no tempo presente da obra fílmica imagens que contemplem o imaginário social sobre a FEB e os ex-combatentes. Palavras-chave: FEB, filme documentário, (res)sentimentos.

Biografia do Autor

Cásio dos Santos Tomaim, Universidade de Franca

jornalista, graduado na Universidade de Franca em 2000. Desenvolve atualmente uma pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-graduação em História da Unesp/Franca, a respeito das construções sígnicas da FEB e dos Ex-combatentes nos filmes documentários. Defendeu o mestrado nesta mesma instituição em 2004, intitulado "Janela da Alma": cinejornal e Estado Novo - fragmentos de um discurso totalitário, que será publicado em novembro de 2006, uma co-edição da Editora Annablume e da FAPESP.

Downloads

Publicado

03-10-2006

Como Citar

TOMAIM, C. dos S. A FEB (Re)vista nos Filmes Documentários: Algumas considerações iniciais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 29, n. 2, p. Pág. 149, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v29i2.217. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/217. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos