Os títulos, as emoções e a utopia

Autores

  • Jacques A. Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Porto Alegre - RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2211

Palavras-chave:

Título. Utopia. Inconsciente Social. Pulsão. Emoção.

Resumo

Este estudo elabora sobre a influência dos títulos jornalísticos na formação do imaginário social. O cálculo mental que os leitores podem realizar durante o processamento deste tipo de informação é também analisado. São identificadas ainda as ‘imagens espelhadas’ e as ‘imagens reflexas’ de uma amostra de 100 títulos publicados na Folha de S. Paulo assim como os rationales aplicados na decifração do material selecionado. Por fim, o estudo testa a recepção de 11 títulos escolhidos e considera a contribuição ‘darwinista’ do Jornalismo às necessidades adaptativas do público ao ambiente. O levantamento revela que o Jornalismo exerce um papel sutil, mas grave na consolidação dos valores do público.

Biografia do Autor

Jacques A. Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Porto Alegre - RS, Brasil

Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Autor dos seguintes livros: Império de Palavras, Edipucrs, 1997; Casa Grande e Senzala com Antena Parabólica, Edipucrs, 2001; Turismo e Comunicação: a Indústria da Diferença, Ed. Contexto, 2003; Mídia e Terror: Comunicação e Violência Política, Paulus, 2005; A Pena, a Tinta e o Sangue: a Guerra das Idéias e o Islã, Edipucrs, 2007; Línguas Ferinas: um estudo sobre a polêmica e os polemistas, Edipucrs, 2010; Revolucionários, Mártires e Terroristas: a Utopia e suas Consequências, Paulus, 2015 (no prelo).

Publicado

14-05-2015

Como Citar

WAINBERG, J. A. Os títulos, as emoções e a utopia. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2211. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2211. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos