Os títulos, as emoções e a utopia
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2211Palavras-chave:
Título. Utopia. Inconsciente Social. Pulsão. Emoção.Resumo
Este estudo elabora sobre a influência dos títulos jornalísticos na formação do imaginário social. O cálculo mental que os leitores podem realizar durante o processamento deste tipo de informação é também analisado. São identificadas ainda as ‘imagens espelhadas’ e as ‘imagens reflexas’ de uma amostra de 100 títulos publicados na Folha de S. Paulo assim como os rationales aplicados na decifração do material selecionado. Por fim, o estudo testa a recepção de 11 títulos escolhidos e considera a contribuição ‘darwinista’ do Jornalismo às necessidades adaptativas do público ao ambiente. O levantamento revela que o Jornalismo exerce um papel sutil, mas grave na consolidação dos valores do público.Downloads
Publicado
14-05-2015
Como Citar
WAINBERG, J. A. Os títulos, as emoções e a utopia. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2211. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2211. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.