Escutando música no transporte público - Sobre usos da telefonia móvel por parte dos jovens

Autores

  • Norberto Leonardo Murolo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2282

Palavras-chave:

Telefones celulares. Jovens. Usos e apropriação tecnológica. Transporte público. Música.

Resumo

O presente trabalho tem como foco os usos da telefonia móvel como reprodutora musical em espaços públicos. Esta prática é comumente produzida por jovens de setores populares, que escutam cumbia ou reggaeton em volume alto e sem fones de ouvido. Esta apropriação tecnológica é geralmente combatida por seus pares, a cultura adulta, inclusive por profissionais e usuários do transporte público que pedem para que não se pratique. Desse modo, começam a haver leis que proíbem o uso de reprodutores musicais sem fones de ouvido no transporte público. Nesse contexto, propomos analisar o fenômeno a partir de uma perspectiva qualitativa, baseada em entrevistas com jovens e observações. Verifica-se que não se trata somente do incômodo que causa esse tipo de ruído, mas de críticas sobre o gênero musical que esses jovens escutam e, então, de uma forte presença de discriminação de classe.

Biografia do Autor

Norberto Leonardo Murolo

Universidad Nacional de Quilmes – UNQ, Departamento en Ciencias Sociales, Posgrado en Comunicación Digital Audiovisual. Quilmes – Buenos Aires, Argentina

Publicado

26-10-2015

Como Citar

MUROLO, N. L. Escutando música no transporte público - Sobre usos da telefonia móvel por parte dos jovens. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2282. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2282. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos