"˜Soft Power' e Televisão Digital na América do Sul: a campanha brasileira de promoção do padrão ISBD-Tb de acordo com os relatos de seus realizadores

Autores

  • Angela S. Brandão Pontificia Universidad Católica de Chile, Facultad de Comunicaciones, Doctorado en Ciencias de la Comunicación. Santiago de Chile - Región Metropolitana, Chile)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2284

Palavras-chave:

Brasil. Soft Power. TDT (Televisão Digital Terrestre). Narratologia. Modelo actancial.

Resumo

Em 2006, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a importar o padrão de televisão digital terrestre japonês. Sua decisão foi seguida por quase todos os países da América do Sul. A partir de uma abordagem interdisciplinar entre Comunicação e Relações Internacionais, este artigo investiga a atuação do Brasil no processo de adoção do ISDB-Tb por países vizinhos. Com metodologia qualitativa (entrevistas semiestruturadas com uma mostra intencional), são analisados aqui os discursos dos representantes do governo brasileiro, com base  os estudos das estruturas narrativas da semiótica discursiva de linha francesa. O objetivo é compreender quais são os motivos, sujeitos, objetos de valor e atores secundários desta ação brasileira de promoção. Os resultados encontrados reforçam a hipótese de que a influência brasileira sobre os vizinhos foi intencional, e compatível com as estratégias de Soft Power adotadas pelo país em suas relações internacionais durante o governo do presidente Lula.

Biografia do Autor

Angela S. Brandão, Pontificia Universidad Católica de Chile, Facultad de Comunicaciones, Doctorado en Ciencias de la Comunicación. Santiago de Chile - Región Metropolitana, Chile)

Pontificia Universidad Católica de Chile, Facultad de Comunicaciones, Doctorado en Ciencias de la Comunicación. Santiago de Chile – Región Metropolitana, Chile)

Publicado

26-10-2015

Como Citar

BRANDÃO, A. S. "˜Soft Power’ e Televisão Digital na América do Sul: a campanha brasileira de promoção do padrão ISBD-Tb de acordo com os relatos de seus realizadores. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2284. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2284. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos