Informação jornalística: da mediação à midiatização

Autores

  • Carla Reis Longhi Universidade Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2287

Palavras-chave:

Informação jornalística. Espacialidade. Publicidade. Estetização. Midiatização.

Resumo

Este artigo propõe a reflexão sobre o jornal impresso com base em pesquisa empírica, ponderando sobre suas características e funções no contexto contemporâneo. Partimos de discussão conceitual sobre a informação jornalística, analisando suas interfaces com a Publicidade na espacialidade midiática. Pautados por Ferrara, na discussão sobre espacialidade e comunicabilidade, e Muniz Sodré e Bragança de Miranda, para refletir sobre a estetização da cultura, delimitando a Mídia impressa como corpus, visamos apresentar as formas de tecnização da palavra e as características da condição sensível do sujeito neste processo de midiatização da informação jornalística.

 

Biografia do Autor

Carla Reis Longhi, Universidade Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo - SP, Brasil

Universidade Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo – SP, Brasil

Publicado

26-10-2015

Como Citar

LONGHI, C. R. Informação jornalística: da mediação à midiatização. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2287. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2287. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos