Afetar e ser afetado pelo acontecimento: coberturas jornalísticas da Aids e impactos sociais

Autores

  • Carlos Alberto de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte - MG, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2290

Palavras-chave:

Jornalismo. Acontecimento. Narrativa. Aids. Poder de Afetação.

Resumo

Neste artigo, o objetivo é discutir a Aids como acontecimento disruptor, em duasdimensões: sobre as relações sociais e sobre as coberturas jornalísticas que dela têm sido feitas. Deriva dessa condição seu caráter exemplar para a exploração da noção do poder de afetação de certos acontecimentos. As reflexões sobre o poder disruptor – e por isso mesmo emblemático – da Aids como acontecimento que afeta e é afetado pela vida social e pelas coberturas jornalísticas que se dão a partir de algumas investigações sobre o tema que temos desenvolvido já há mais de duas décadas. Quando surgiu como acontecimento problemático, a Aids forçou mobilizações médico-científicas e sociais diversas na tentativa de compreendê-la, movimento que afetou significativamente a cobertura noticiosa sobre a síndrome e os acontecimentos por ela desencadeados.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte - MG, Brasil)

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte – MG, Brasil)

Publicado

26-10-2015

Como Citar

CARVALHO, C. A. de. Afetar e ser afetado pelo acontecimento: coberturas jornalísticas da Aids e impactos sociais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2290. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2290. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos