O discurso midiático e a "˜nova classe média': articulações de uma experiência

Autores

  • Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz Universidade Federal de Santa Maria
  • Veneza Mayora Ronsini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2353

Palavras-chave:

Nova classe média. Ordem social. Estrutura de sentimento. Meios de Comunicação

Resumo

O texto problematiza diferentes dimensões da “nova classe média”, em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da “nova classe média” em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a “nova classe média” como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas.

Biografia do Autor

Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências da Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Santa Maria-RS, Brasil

Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências da Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Santa Maria-RS, Brasil

Publicado

07-04-2016

Como Citar

OLIVEIRA-CRUZ, M. C. B. F. de; RONSINI, V. M. O discurso midiático e a "˜nova classe média’: articulações de uma experiência. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2353. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2353. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos