Da TV pública europeia à "alienação" da Ideia de Europa

Autores

  • Francisco Rui Cádima

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2433

Palavras-chave:

Televisão pública. Diretiva do audiovisual. Produção televisiva. Cultura. Ideia de Europa.

Resumo

As políticas europeias, em matéria de televisão pública e de produção audiovisual têm sido, de um modo geral, muito negativas para a experiência cultural europeia, e para a identidade e o reforço da Ideia de Europa. Ao fim de mais de 30 anos de políticas hesitantes e precárias que têm vindo sistematicamente a diminuir a esfera de ação cultural e a identidade europeia do audiovisual público dos Estados-membros da UE, estamos provavelmente a chegar a um ponto de não retorno, em plena fase de transição para o digital. No atual contexto político de revisão da Diretiva do audiovisual, ou essas políticas reforçam a competência das televisões públicas europeias para a construção da Ideia de Europa, ou será a própria Europa e os meios audiovisuais de difusão da sua cultura que entrarão definitivamente em perigo.

Biografia do Autor

Francisco Rui Cádima

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Ciências da Comunicação/Mestrado de Novos Media e Práticas Web. Lisboa, Portugal

Publicado

27-07-2016

Como Citar

CÁDIMA, F. R. Da TV pública europeia à "alienação" da Ideia de Europa. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2433. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2433. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos