Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook

Autores

  • Haroldo de Sá Medeiros
  • Joanice Maria Araújo Diniz
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i3.2559

Palavras-chave:

Facebook, Ações antiéticas, Partidos políticos, Reações, Usuários

Resumo

Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários  mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a  utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissão
de mensagens.

Biografia do Autor

Haroldo de Sá Medeiros

Fundação Universidade Federal de Rondônia, Departamento Acadêmico de Ciências da Administração,
Curso de Administração. Guajará-Mirim - Rondônia, Brasil

Joanice Maria Araújo Diniz

Universidade de Fortaleza, Vice Reitoria de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas. Fortaleza - Ceará, Brasil

Danielle Miranda de Oliveira Arruda

Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Administração, Curso de Administração. Fortaleza - Ceará, Brasil

Publicado

12-12-2016

Como Citar

MEDEIROS, H. de S.; DINIZ, J. M. A.; ARRUDA, D. M. de O. Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i3.2559. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2559. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos