Inventário [gago] dos problemas da educação: conceitos constitutivos ou bloco de conceitos RIGEEA

Autores

Palavras-chave:

Inventário, Gagueira, Encontro, Estranhamento, Acontecimento

Resumo

O artigo tem a intenção de explorar os conceitos que constituem a concepção de uma peça audiovisual produzida a partir de um projeto de pesquisa. Para isso, aponta a intenção de tal projeto; define o bloco de conceitos composto pelas noções deleuzianas de real, inventário, gagueira, encontro, estranhamento e acontecimento (bloco RIGEEA); por fim, conclui com o estabelecimento de uma articulação entre os conceitos e a linguagem audiovisual da peça, a fim de mostrar a consistência teórica da produção audiovisual. Ou seja, justifica ações, escolhas e estratégias da peça com base nos conceitos apresentados.

Biografia do Autor

  • Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Borja, RS; líder do Grupo de Pesquisa t3xto.
  • Fabiano Neu Pinto
    Especialista em Atividades Criativas e Culturais e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); pesquisador no Grupo de Pesquisa t3xto (UNIPAMPA). São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

19-08-2019

Edição

Seção

Arena

Como Citar

Inventário [gago] dos problemas da educação: conceitos constitutivos ou bloco de conceitos RIGEEA. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2587. Acesso em: 25 nov. 2025.