Atenção, memória e percepção: uma análise conceitual da Neuropsicologia aplicada à propaganda e sua influência no comportamento do consumidor

Autores

  • Ana Claudia Braun Endo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, Gerência de Marketing. São Paulo - SP, Brasil
  • Marcio Antonio Brás Roque Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Publicidade e Propaganda. Campinas - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v40i1.2638

Palavras-chave:

Atenção, Memória, Percepção, Neuropsicologia, Propaganda

Resumo

O objetivo deste trabalho foi resgatar e aplicar os conceitos de atenção, memória e percepção, oriundos da Neuropsicologia, na propaganda, e avaliar como estes elementos influenciam o comportamento do consumidor. A unidade de observação utilizada no estudo foi um comercial de bebida destilada. Os resultados desta pesquisa exploratória indicaram que o nível de atenção do consumidor está ligado às cenas mais inusitadas e de maior impacto; o excesso de elementos constituintes no cenário da propaganda dificultaram a atenção e a memorização do produto e da categoria anunciados; a percepção em relação ao comercial indicou, ainda, que pouco menos da metade dos consumidores relacionaram de forma espontânea o comercial com a marca em referência (Johnnie Walker) e um índice muito pequeno soube de fato categorizar o produto anunciado.

Publicado

25-05-2017

Como Citar

ENDO, A. C. B.; ROQUE, M. A. B. Atenção, memória e percepção: uma análise conceitual da Neuropsicologia aplicada à propaganda e sua influência no comportamento do consumidor. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 1, 2017. DOI: 10.1590/rbcc.v40i1.2638. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2638. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos