Mídia e política externa brasileira: a diplomacia midiática na crise do impeachment de Dilma (2016)

Autores

  • Thais Emmanuelle da Silva Cirino Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB). http://orcid.org/0000-0001-8305-4693
  • Alexandre Cesar Cunha Leite Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB) e Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/UFPB). http://orcid.org/0000-0002-0209-2717
  • Silvia Garcia Nogueira Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB). http://orcid.org/0000-0002-5757-7148

Palavras-chave:

Diplomacia Midiática, Impeachment, Dilma Rousseff, Política Externa, Relações Internacionais

Resumo

Ao analisar a atuação da mídia nos recentes fenômenos políticos e sociais, é possível dizer que a imprensa tem desempenhado papel de destaque nos diálogos internacionais. No início do século XXI, o governo brasileiro percebeu a relevância de investir em novas práticas de política externa, especialmente, a partir da modificação do exercício diplomático que incluiu os veículos de comunicação como ferramenta importante. É dentro dessa perspectiva que este artigo pretende analisar o uso da diplomacia midiática no governo Dilma (2011-2016) durante a crise que motivou seu impeachment, usando como base as reflexões teóricas das áreas de Relações Internacionais e da Comunicação, bem como, as informações disponíveis nos canais institucionais do governo brasileiro, a fim de avaliar em que medida o recurso foi utilizado pelo Estado.

Biografia do Autor

Thais Emmanuelle da Silva Cirino, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB).

Jornalista, mestranda em Relaçõs Internacionais pelo PPGRI/UEPB.

Alexandre Cesar Cunha Leite, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB) e Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/UFPB).

Economista, Mestre em Economia Política, Doutor em Ciências Sociais/Relações Internacionais, Pós-doutorado em Ciência Política.

Silvia Garcia Nogueira, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB).

Professora do Programa da Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB), investigadora visitante/pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/ULisboa), mestre e doutora em Antropologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio).

Publicado

15-04-2019

Como Citar

CIRINO, T. E. da S.; LEITE, A. C. C.; NOGUEIRA, S. G. Mídia e política externa brasileira: a diplomacia midiática na crise do impeachment de Dilma (2016). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2686. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos