Uma história da imprensa (e do jornalismo): por entre os caminhos da pesquisa

Autores

  • Marialva Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Palavras-chave:

História do Jornalismo, História da Imprensa, Metodologia, Comunicação, História

Resumo

O artigo faz uma reflexão metodológica sobre a pesquisa histórica na área da Comunicação, evidenciando não apenas o crescimento da perspectiva historiográfica, mas sobretudo a inclusão de novas abordagens. Para isso, analisa teses e dissertações produzidas na área da Comunicação de 1990 a 2016 que têm a história da imprensa/do jornalismo como temática central. Observa-se a mudança de paradigma dessas análises na última década, com a adoção de um olhar denso e plural e a percepção da história como trânsito entre tempos, fundamental para a compreensão dos processos comunicacionais. Objetiva-se apresentar, também, alguns cenários metodológicos que podem ser adotados em estudos cujo centro reflexivo é a questão histórica.

Biografia do Autor

Marialva Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Professora Titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Doutora em História (UFF, 1996), pesquisadora 1D do CNPq. Foi diretora científica, vice-presidente e presidente da INTERCOM (2014-2017). Possui dezenas de obras sobre história da imprensa e da comunicação, destacando-se História Cultural da Imprensa - 1900-2000 (MAUADX, 2007) e História da Comunicação no Brasil (Vozes, 2013).

Publicado

10-12-2018

Como Citar

BARBOSA, M. Uma história da imprensa (e do jornalismo): por entre os caminhos da pesquisa. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2717. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos