Uma história da imprensa (e do jornalismo): por entre os caminhos da pesquisa
Palavras-chave:
História do Jornalismo, História da Imprensa, Metodologia, Comunicação, HistóriaResumo
O artigo faz uma reflexão metodológica sobre a pesquisa histórica na área da Comunicação, evidenciando não apenas o crescimento da perspectiva historiográfica, mas sobretudo a inclusão de novas abordagens. Para isso, analisa teses e dissertações produzidas na área da Comunicação de 1990 a 2016 que têm a história da imprensa/do jornalismo como temática central. Observa-se a mudança de paradigma dessas análises na última década, com a adoção de um olhar denso e plural e a percepção da história como trânsito entre tempos, fundamental para a compreensão dos processos comunicacionais. Objetiva-se apresentar, também, alguns cenários metodológicos que podem ser adotados em estudos cujo centro reflexivo é a questão histórica.Downloads
Publicado
10-12-2018
Como Citar
BARBOSA, M. Uma história da imprensa (e do jornalismo): por entre os caminhos da pesquisa. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2717. Acesso em: 28 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos